Esperando o momento certo

Este é um arquivo com o texto principal da newsletter. Se quiser acompanhar o conteúdo completo todas as segundas-feiras, clique aqui.


ENTREMUNDOS | Fotolivro | 2018

ENTREMUNDOS | Fotolivro | 2018

Você vive na mesma cidade por vinte anos, vê tudo sempre da mesma maneira. Acorda e os dias são iguais. Você caminha por todos os lugares e as paisagens são as mesmas. Nada surpreende. Seus olhos já estão acostumados com os padrões que te acompanham desde o início da sua vida.

Mas um dia você se muda para outra cidade. Você vê novas paisagens e absorve cada detalhe com os olhos de uma criança vendo o mundo pela primeira vez. O encanto está de volta!

Quando viaja para a sua cidade antiga, percebe as nuances que antes passavam despercebidas, admira o que era comum e entediante. Seus olhos estão abertos novamente. Você consegue aproveitar o mundo, deliciar-se com as pequenas coisas, encantar-se com o cotidiano.

Você revive e cria novas memórias.

Durante o ano de 2018 me mantive imerso no mundo da fotografia, me inscrevendo em editais, criando o meu portfólio e desenvolvendo projetos que poderiam gerar resultados mais artísticos. A ideia de pensar a fotografia, muito além do que apenas fotografar, foi essencial neste ano que terminou.

Nesses meses, desenvolvi um livro de fotografias, que foi concebido com o intuito de virar uma obra impressa. Porém, da maneira proposta inicialmente, o preço de produção ficaria absurdamente caro e eu não teria como bancar isso por conta própria. A ideia de fazer um crowdfunding ainda não está descartada, mas para isso preciso estar com a minha cabeça no lugar a fim de cumprir o que um projeto desses demanda.

Mas, sinceramente, eu nunca fui de ficar esperando um milagre acontecer. Eu sei que no momento está difícil de tornar esse livro uma realidade no mundo físico e, então, qual seria o ponto de me dedicar meses em uma criação que talvez nunca veja a luz do dia?

Decidi não esperar o momento certo. Eu criei o meu momento certo: lancei o livro em forma de ebook. O legal é que este livro brinca com o mundo digital, porque além da experiência das fotografias você é levado para um vídeo no final de cada volume e se vê imerso na história de outra maneira.

O título do livro é “ENTREMUNDOS” e ele conversa com essa ideia das memórias do passado que se conectam com o registro do presente.