SÉRIE 'PAISAGENS FLUTUANTES' NA EXPOSIÇÃO VIRTUAL COLETIVA EIXO 2019

No final do ano passado, motivado pela possibilidade de ter meus trabalhos expostos por aí, me inscrevi para a exposição COLETIVA EIXO 2019 com a série Paisagens Flutuantes.

Fiquei muito feliz quando recebi a resposta de que ele foi um dos aprovados, dentre vários, para compor a exposição anual, que acontecerá virtualmente em 2019 no site eixoarte.com.

A exposição terá o seu lançamento oficial no dia 30 de março das 19h às 22h na Galeria Reserva Cultural, em Niterói.

A ideia de uma exposição virtual me empolga, pois ela quebra um pouco essa fronteira e permite que muitas pessoas possam ter acesso a obras de arte, que talvez nunca teriam tanta visibilidade em uma só cidade. E como Paisagens Flutuantes brinca com a influência da manipulação digital em fotografias, nada mais justo do que ser exposta virtualmente.

Continuarei com os updates sobre a exposição quando ela estiver online!

Exposição: coletiva EIXO 2019
Lançamento:
30 de março 
Horário:
Das 19h às 22h
Local:
Galeria Reserva Cultural - Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói RJ – CEP 24020-007


RELEASE OFICIAL

 

EIXO ARTE EXIBE EM NOITE ÚNICA NO RESERVA CULTURAL NOVA EXPOSIÇÃO VIRTUAL

Em sua mais nova edição virtual a Eixo Arte Contemporânea apresenta em noite única na Galeria Reserva Cultural em Niterói, dia 30 de março das 19 às 22h, trabalhos de pintura, fotografia, colagem, vídeo, desenho, gravura, objetos e instalações numa espécie de mapeamento da mais recente produção visual de artistas nacionais. A noite contará com a vídeo performance do artista Luiz Badia, além de 36 artistas selecionados:

Alexandre Milagres, Alexandre Pena, Almir Bindilatti, Amanda Morais, Ana Lucia Camphora, Bernardo Simbalista, Carla Crocchi, Coletivo Duas Marias, Damih Marques, Daniela Marton, Dennis Calçada, Fernando Brum, Fiamma Viola, Frederico José, Gastão Guedes, Havane Melo, Iza Valente, Jonathan Holdorf,  Judite Rios, Julia Pereira, Júlia Profeta, Leila Bokel, Luciana Ferreira,   Maria Amelia Vianna, Mariana San Martin, Marilia Vasconcellos, Mars Fleming, Mauricio Duarte, Meire Martins, Palloma Dreher, Pri Oliete, Rafael Barros, Ronaldo Câmara, Rose Aguiar, Silvia Neves, Vivien Zanlorenzi. A mostra tem a coordenação de Sara Figueiredo com colaboração do coordenador da Galeria Reserva Cultural Vilmar Madruga. A galeria fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880 em São Domingos, Niterói. Entrada Franca. 


SOBRE A EIXO

Eixo: a união perfeita entre artistas e o espaço expositivo

A EIXO Arte é uma plataforma independente voltada para a divulgação da produção de artistas visuais nacionais.

Fundada em julho de 2013 pela arquiteta e artista visual Sara Figueiredo os espaços virtuais foram criados com o objetivo de divulgar a produção artística contemporânea,  proporcionando a aproximação das pessoas com a arte. Como o próprio nome diz, faz um eixo entre a obra e seu potencial colecionador/comprador e entre as cidades; tornando-se também um forte eixo de ligação junto à projetos sociais e culturais.

A produção de exposições virtuais marca sua presença no segmento artístico utilizando-se de recursos 3D/multimídia, com o intuito de apresentar novos trabalhos e, de maximizar as possibilidades do espaço expositivo convencional, onde, apesar da liberdade metafórica, existe a delimitação de ordem física; passa por todas as etapas de uma exposição convencional real: convoca, planeja, cria, executa e divulga. Por ser uma plataforma virtual tem um alcance de milhares de pessoas.

Pintura, fotografia, vídeo, desenho, gravura digital, objetos e instalações fazem parte das diferentes mídias e suportes apresentados. Trabalhos reais são inseridos em espaços virtuais, onde o visitante poderá vivenciar e interagir a qualquer hora e lugar com as obras em exposição. 

A tecnologia e a comunicação revolucionaram a vida contemporânea e esta revolução tem reflexo direto nas Artes Visuais. A cada nova descoberta tecnológica, os artistas se aventuram em busca de novas experiências artísticas.

Hoje a EIXO Arte transita entre o real e o virtual apoiando também diversas exposições em Instituições na Cidade de Niterói e do Rio de Janeiro.


SOBRE A EXPOSIÇÃO COLETIVA EIXO 2019 - virtual

  • É destinado a artistas e pesquisadores em arte contemporânea, com processo de trabalho pessoal em desenvolvimento e que passam por uma seleção inicial.

  • Exposição de arte anual realizada em março/abril;

  • Fica em divulgação durante o ano;

  • Abrange o território nacional e internacional;

  • Divulga e estimula a produção nacional de arte contemporânea.


PROGRAMAÇÃO

Dia 30 de março – Lançamento da exposição virtual coletiva EIXO 2019;

19horas às 22horas – Projeção da exposição virtual coletiva EIXO 2019;

20h – Vídeo performance, Floresta Líquida– Luiz Badia.