Como aprender a fotografar sem ter uma câmera profissional?

Eu sei o que você está pensando: “mas como eu vou fazer fotos lindas sem uma câmera robusta, cheia de botões e lentes quilométricas?”. Bem, uma ótima notícia para você é que, provavelmente, você não precisa disso tudo. Claro, quanto mais você se aperfeiçoa na área, e se você quiser realmente trabalhar com isso no futuro, ter uma câmera profissional é importante. Porém se você está querendo apenas aprender sobre fotografia, você não precisa se preocupar com isso.


dicas fotografia aprender a fotografar com o celular sem camera profissional
  1. Use o que você já tem

Talvez haja alguma câmera de filme escondida em uma caixa na sua casa ou talvez você tenha uma câmera digital antiga guardada na mesma caixa. Ou talvez você tenha algum parente que queira te dar uma câmera usada de presente.

Se nenhuma dessas opções estiverem dentro da sua realidade… olhe no seu bolso. Você provavelmente tem um celular equipado com uma câmera. Comece por aí.

2. Aprenda sobre exposição

Você não tem uma câmera profissional, mas você tem a câmera do seu celular (ou qualquer outra câmera). Todas as câmeras funcionam da mesma maneira: a luz entra pela lente e o sensor (ou filme) gera a imagem para você. É como mágica! Mas como isso funciona? Bem, você precisa aprender sobre exposição.

A exposição é composta pelos seguintes itens:

  • Velocidade de exposição

  • Abertura do diafragma

  • ISO

Para isso você terá que fazer o tema de casa. Eu tenho um curso online de fotografia com o celular que te ensina, passo a passo, sobre os princípios básicos da fotografia. E você também pode investir em livros.

3. Aprenda sobre composição e iluminação

Fotografar é uma arte. Você não quer apenas apontar a câmera e fazer uma foto. Você quer colocar a sua alma na imagem e criar uma fotografia pensada. Para isso você precisa começar a aprender sobre composição e iluminação.

A composição é quando você enquadra uma imagem, determina quais serão os elementos fotografados e como eles ficarão posicionados. Uma dica é que você pesquise sobre a regra dos terços. Ela te guiará no início dessa jornada. Mas saiba que composição precisa de treinamento e somente fotografando você desenvolverá esta habilidade.

Na iluminação você deve começar a notar quais são as melhores luzes, como elas se comportam, como tirar proveito das sombras e texturas. Novamente, assim como na composição, a iluminação requer treinamento do olhar e testes.

dicas fotografia aprender a fotografar com o celular sem camera profissional

4. Prática leva à perfeição

Não desanime no início. Toda e qualquer nova habilidade requer prática e somente exercitando você conseguirá desenvolver a sua técnica. Combine saídas fotográficas com os amigos, saia com a sua câmera apenas para fotografar, estabeleça exercícios específicos para as suas saídas como ‘dia de fotografar arquitetura; dia de fotografar apenas elementos com cores quentes; dia para fotografar texturas’. Caminhe e observe o ambiente.

5. Veja o seu mundo com novos olhos

Você conhece o seu bairro e a sua rua como a palma da sua mão. Você não acha que eles têm algo de especial para ser fotografado. É com esse pensamento que você se engana. Tudo ao seu redor é incrível, basta você fechar os olhos e tentar rever o seu próprio mundo. Pegue a sua câmera e vá para fora como um turista da sua própria cidade. Comece a procurar coisas peculiares que antes eram normais do seu dia a dia. Fotografe objetos simples e tente transformá-los em grandes obras de arte. Se você aprender a fotografar o que é comum, imagine o que você poderá fazer quando algo extraordinário estiver na sua frente?

6. Transmita o que você gosta

Cada imagem vem dentro de você. A sua personalidade será impressa naquela fotografia. Mantenha isso! Seja você mesmo. Desbrave o mundo com os seus olhos, transmita os seus gostos pessoais no que você faz. Não se preocupe com o que os outros fazem, você está aprendendo, erre e acerte. Mas erre e acerte do jeito que você achar melhor. Eu ensino sobre isso no meu curso online Descubra o Seu Estilo; lá você aprender que cada detalhe da sua vida importa para a criação de uma fotografia.


E aí, preparado para começar? Pegue a sua câmera e vá agora fazer as suas primeiras fotos. Não esqueça! Estude muito, dedique-se e logo logo você estará fazendo fotografias incríveis.

Ah, e se quiser mais dicas sobre fotografias, arte e muitas outras coisas, vá um pouco mais para baixo nessa página e assine a minha newsletter. Eu prometo um conteúdo muito bacana para você que deseja aprender ainda mais sobre fotografia.